terça-feira, junho 20, 2017

O que é a Coragem?


Na semana passada perguntaram-me onde se vai buscar coragem para mudar de emprego. Respondi que não sou a pessoa indicada para responder a esta pergunta pois eu não mudei, eu fui “obrigada” a mudar. A minha saúde física e psicológica estava doente há meses. Devia ter coragem de mudar antes. Não o fiz; eu também não sabia onde estava essa coragem que tantos procuram.

A dada altura tive de dar um murro na mesa. Tive de mudar a minha vida e saltar para um poço cujo fundo não se vislumbrava. Preparei-me para abdicar de uma estabilidade financeira que demorou anos a construir. Mentalizei-me que os dias seriam preenchidos a bater portas e a sentir-me a mais inútil das pessoas, a mais chata das amigas e a mais rabugenta namorada. O pessimismo e a incerteza apoderar-se-iam de mim e a ansiedade dispararia. Foi então que olhei para o meu umbigo e percebi que, mesmo estando ainda empregada, eu já estava neste ponto. O meu mundo já tinha ruído há muito tempo e só eu ainda não tinha dado conta da quantidade de degraus que tinha descido e dos buracos que tinha cavado ao continuar num emprego que em nada me dava alento. As idas ao médico eram frequentes: amigdalites, hemorragias, viroses, …

Um dia, prestes a vivenciar uma mudança drástica da empresa, decidi que tinha mesmo de abandonar o barco ou então naufragaria. Não era eu ou o meu profissionalismo que estávamos em causa; era a minha saúde e dela eu não estava mais disposta a abdicar. Pela primeira vez redigi uma carta de rescisão de contrato. Pela primeira vez, eu tinha decidido saltar para o desconhecido e enfrentar as consequências. Chegar a este ponto não é uma questão de coragem; é uma questão de sobrevivência.

Coragem teria sido bater com a porta logo que me apercebi que a mentira, a manipulação e a falta de respeito seriam uma constante. Coragem teria sido denunciar o meu suposto estágio profissional para aperfeiçoar e adquirir mais competência na minha área em vez de servir para substituir a licença de maternidade de alguém e/ou para elaborar tabelas em excel que ninguém queria fazer.

Coragem teria sido olhar mais por mim e pela minha vida. Pela minha saúde. Pela minha estabilidade emocional. Isso sim, seria coragem. No entanto, se houve algo que aprendi com esta etapa da minha vida foi que a luzinha nunca deixa de brilhar; umas vezes perde intensidade, mas nunca se apaga. O talento, o conhecimento, o profissionalismo não se perdem com duas tretas e só depende de nós dar-lhes o destaque merecido. Estudei, trabalhei, pesquisei e observei colegas da área. Fui vendo o que outras empresas faziam, quando e como o executavam, fui estando a par do que o mercado pretendia. Pedi ajuda, atualizei-me, apostei no marketing pessoal. Toda esta busca resultou em quatro dias de desemprego. Ao quinto dia já eu estava a entrar num mundo novo.

Quando olho para trás percebo que a minha carta de rescisão foi, na verdade, a melhor e mais consciente decisão da minha vida pecando apenas pela morosidade. Por isso, quando alguém solicita a minha opinião sobre o que deve, ou não, fazer, eu apenas peço que parem, coloquem os aspetos positivos e negativos na balança. Só perante este exame de consciência é que a decisão deve ser tomada. Cada um de nós, melhor do que qualquer outra pessoa, sabe o caminho a seguir: aquele que nos faz sentir mais felizes, realizados, produtivos, saudáveis e com vontade de conquistar o mundo.


Como nos diz o filme Forrest Gump: “a vida é como uma caixa de chocolates, nunca sabemos o que vamos encontrar”. A coragem é mais ou menos isto: abrir a caixa mesmo sem saber o seu conteúdo. E ter a esperança de que sejam os nossos chocolates preferidos.

2 comentários:

  1. Adorei, Sandra! É importante ouvir um testemunho destes quando eu própria estou nessa situação. Obrigada! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelo feedback!
      Acredito que são estes gestos que podem melhorar a vida das pessoas! E se te motivar, então continua a ler. Cada um de nós tem o seu caminho e oercorre-o o melhor que consegue. Estarei por perto. Sempre que precisares :)
      PS. Sei que o blog tem um problema com a questão dos comentários permitindo apenas comentários anónimos que estou a tentar resolver. Por favor, assina para eu saber quem és. Que a tua caixa de chocolates te reserve os mais docinhos e saborosos 😘😘😘

      Eliminar

contador de visitas