sexta-feira, abril 17, 2015

A mecânica da Vida

De mecânica percebo pouco mas da vida já percebo alguma coisa. E um dos pormenores mais importantes que recordo é aquele afinar de travões para parar. Aquele momento em que temos de saber dizer "basta!". Aquele instante em que ganhamos coragem para parar tudo o que não nos faz bem. 
Saber parar é uma virtude; ter os travões necessários para o fazer é uma benção. 

Às vezes precisamos colocar o carro em ponto morto. Parar mas deixar o motor a trabalhar. Pode (ou não) gastar combustível. Mas na vida, mesmo quando decidimos parar, o motor nunca deixa de fazer o nosso sangue circular e o nosso cérebro sonhar. Mantém-se firme, mantém-se presente e competente na função que lhe atribuímos. 

Depois precisamos alinhar a direcção. Precisamos traçar itinerários, ajustar os sapatos aos pés e sair para a estrada. Ultrapassar sem prejudicar, ceder passagem quando é preciso, inverter a marcha se necessário mas nunca, nunca esquecer que o caminho somos nós que o decidimos. 
Somos nós que o planeamos, que colocamos no papel tudo o que o coração quer viver. Somos nós que damos forma ao que o cérebro planeia. São as nossas pernas que vão mais longe. São os nossos braços que tiram os obstáculos do caminho. São os nossos olhos que falam por nós quando pouco conseguimos dizer e muito nos é exigido. 

Realmente, a mecânica da vida não é fácil. Ninguém nos disse que seria. Não há manual que a ensine, assim como não há máquina milagrosa para alinhar a direcção. Fazê-lo é coisa de gente corajosa, de gente que bate o pé e não desiste de entrar nas rotundas, de mudar pneus pelo caminho e de pedir ajuda quando não souber o sentido a seguir. 

Eu não sei até onde vou chegar mas sei o caminho que quero seguir. O do amor, sempre! 

1 comentário:

  1. Principalmente o amor próprio,o nosso estimulo emocicional para sabororearmos as pequenas coisas boas da vida...o simples toque numa petala,o simples passar o mimo na face de alguem,um sorriso,um abraço...enfim tantos gestos simples que nos dão forças para tentarmos ultrapassar pequenos obstáculos para sermos mais fortes para ultrapassarmos os maiores da vida.Todos temos objetivos quando acordamos todas as manhas,mas chegarmos ao fim do dia com a consciência limpa...é a melhor parte do dia,e como dormir é a melhor das meditações que nos ajude a fazer crescer mais esse sentimento tão grandioso Amor,que venha em diferentes formas mas que venha ele...

    ResponderEliminar

contador de visitas